Renovação do passaporte: o que fazer quando a validade expira

Antes de entrarmos no assunto em questão sobre a renovação do passaporte, precisamos falar do momento certo de renovar esse documento. Embora pareça óbvio responder que a renovação do passaporte deve ser feita quando a sua data de validade expira, na verdade, não é isso que deve ocorrer. 

Devido ao fato de muitos países possuírem suas próprias regras para a entrada de turistas, uma delas é sobre o passaporte apresentar um prazo de vencimento mínimo para passar pela imigração. Ou seja, se o seu documento não cumpre esse pré-requisito no país desejado, é possível que você não consiga até mesmo comprar a passagem. 

E ninguém quer ser impedido de viajar por conta de falta de informação ou até mesmo, falta de atenção, não é? Por isso, hoje a Schultz Vistos está aqui para esclarecer algumas questões sobre o universo dos passaportes.  

O que é o passaporte?

Emitido pela Polícia Federal, o passaporte é um documento de identificação oficial para aqueles que desejam viajar internacionalmente. É importante estar atento, pois o prazo de validade possui exceções, como por exemplo, em casos de menores de 18 anos, confira: 

  • 0 a 1 ano completo – validade de 1 ano
  • 1 ano completo a 2 incompletos – validade de 2 anos
  • 2 anos completos a 3 incompletos – validade de 3 anos
  • 3 anos completos a 4 incompletos – validade de 4 anos
  • 4 anos completos a 18 anos – validade de 5 anos
  • Acima de 18 anos completos – validade de 10 anos

Sabendo disso, em geral, o passaporte tem validade de 10 anos e não pode ser renovado, sendo necessário solicitar uma nova emissão. Mas como assim o passaporte não pode ser renovado e este blog fala sobre a renovação do passaporte? Calma! Nós vamos explicar tudinho nos tópicos a seguir! 

Onde verificar o prazo de validade 

Antes de mais nada, você deve saber que a Schultz Vistos é especialista em assuntos consulares, portanto, cuidamos de toda a parte burocrática, incluindo datas como a validade. Mas, se você ainda não sabe onde verificar o prazo de validade do seu passaporte, nós te explicamos. Essa informação fica na folha onde estão seus dados e a sua foto oficial. E o fim da página contém esse prazo, logo abaixo da data de emissão. 

Como faço a renovação do passaporte 

Sim, a confusão na sua cabeça está feita, mas agora é hora de esclarecer tudo! Nesta etapa, vale destacar que não existe uma “prorrogação” do prazo de validade, nem uma emissão de segunda via. Quando o prazo de validade chegar, você solicita a renovação do passaporte, como se fosse um novo documento. Dito isso, você terá que passar pelo processo de renovação do passaporte, assim como foi na primeira emissão. Mas não se preocupe, pois a Schultz Vistos te dá todo auxílio necessário, desde a solicitação até a conclusão do processo. 

Também é importante lembrar que para fazer a renovação do passaporte, você deve ter em mãos o passaporte vencido para que seja feito o cancelamento físico. 

Quanto tempo leva a renovação do passaporte

A renovação leva a mesma duração do processo de fazer o passaporte pela primeira vez. Geralmente em questão de 6 dias úteis o documento já fica pronto. A entrega é feita manualmente e é necessária a apresentação de um documento oficial. A Schultz Vistos te auxilia em todas as etapas e assegura que você retire o novo passaporte dentro do prazo estimado de 90 dias, pois caso contrário, a Polícia Federal pode cancelá-lo e você terá que refazer o processo do início. 

Documentos necessários para a renovação do passaporte 

Toda documentação necessária é repassada para a assessoria da Schultz Vistos, permitindo que os processos dessa renovação sejam feitos com muito mais praticidade. 

Sendo assim, nós fazemos questão que você aproveite todos os momentos planejando a sua viagem e não cuidando de assuntos burocráticos! Mas, para que você saiba de antemão alguns documentos necessários, são eles: 

  • Documento de identidade 
  • Título de eleitor 
  • CPF 
  • Passaporte anterior 
  • Quitação com o serviço militar obrigatório (para homens maiores de 18 anos) 

Existem outras documentações essenciais além dessas, que podem incluir taxas a pagar. Por isso, conte com a consultoria da Schultz Vistos para certificar que você não passe por perrengues desnecessários. 

Nós já fizemos um blog bem completo sobre a documentação para solicitar o passaporte, para saber mais é só clicar aqui. 

Após solicitar a renovação do passaporte, você pode acompanhar o pedido por meio do site da Polícia Federal. Uma ótima notícia para aqueles ansiosos de plantão!

Quando pedir pela renovação 

Assim como já falado no primeiro parágrafo deste artigo, o processo de emissão pode ser demorado, por isso, não espere a validade expirar para pedir um novo passaporte. Mesmo que você não tenha qualquer intenção de viajar, é importante antecipar essa etapa, para que a documentação esteja em ordem quando a oportunidade surgir. 

Tudo pronto para sua viagem internacional? 

Você já sabe o básico sobre a renovação do passaporte e já está com tudo pronto para a tão sonhada viagem. Mas, antes de embarcar de vez, saiba que não é apenas o passaporte que permite a realização de uma viagem internacional. Pois é! Além de um passaporte, você também deve ter um visto válido. 

O visto permite que o país escolhido consiga controlar e regularizar turistas em seu território. Existem diversos tipos de vistos, que são emitidos de acordo com a característica de cada viagem, como por exemplo: turismo, negócios e estudos. 

Assim como o passaporte, o visto também possui prazos de validade que variam, portanto, é necessário muita atenção e uma consultora especializada em vistos para cuidar dessa documentação. 

Mas isso é assunto para um outro artigo, né?! Por sorte, a Schultz Vistos já tem vários outros blogs sobre o assunto e você pode conferir todos em nosso site

Conte com a Schultz Vistos

Deu pra perceber que planejar uma viagem envolve muito mais do que escolher um destino perfeito, não é? E com essa rotina do dia a dia, normalmente agitada e corrida, é normal precisarmos de ajuda para conciliar tudo. Ainda bem que para isso você pode contar com a consultoria da Schultz Vistos!

Nós utilizamos toda nossa experiência profissional para fornecer o melhor serviço na hora de organizar e planejar sua viagem. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Comentários

Deixe um comentário!