As melhores universidades de Portugal

Você já considerou estudar em Portugal?

A Universidade de Lisboa é, sem dúvida, uma das melhores universidades do mundo. Mas quando o assunto é educação em Portugal, o país reúne algumas das melhores faculdades de toda a Europa.

Para brasileiros, o processo para estudar em Portugal é mais simples, já que temos uma facilidade maior para entrar no país por conta do histórico de colonização. E se você já considerou estudar lá, confira a seguir algumas das melhores universidades de Portugal!

1-  Estudar em Portugal em Aveiro

Estudar em Portugal

Administração, Contabilidade, Química, Música e Marketing são alguns dos principais cursos de pós graduação oferecidos pela universidade. A Universidade de Aveiro tem sido alvo de muitos brasileiros dados os valores mais acessíveis e a ótima infraestrutura que a universidade oferece. São mais de 100 cursos de áreas distintas oferecidos!

2- Universidade do Porto

A Universidade do Porto é uma das mais prestigiadas de Portugal. Por esse motivo, o mestrado em Portugal para brasileiros ganha mais alunos a cada ano. Afinal, um diploma desta universidade soma muitos pontos no currículo.

Somente neste ano, a universidade recebeu alunos de todo o mundo para preencher vagas em mais de 140 programas de parcerias com outras universidades ao redor do mundo.

Alguns dos cursos mais procurados para mestrado são Biologia, Odontologia, Design, Economia, Ciência Forenses, entre outros cursos.

3- Considere estudar em Portugal na Universidade de Lisboa

Não poderia ficar de fora da lista a universidade mais importante de Portugal. A Ulisboa é a maior e mais importante universidade do país. Estudantes de todo mundo competem para conseguir vagas, e não é diferente com o Brasil.

Letras, Medicina, Psicologia e Direito são alguns dos cursos mais concorridos da universidade. Inclusive, a Ulisboa (assim como outras universidades de Portugal) têm parcerias com o Brasil, e permitem que o aluno use a nota do ENEM para ingressar na faculdade – até mesmo para os cursos de graduação!

4- Estude em Évora

Estudar em Portugal

A Universidade de Évora também é uma das mais concorridas de Portugal. Universidades brasileiras como a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) têm parcerias com Évora, e todos os anos mandam muitos alunos de graduação e mestrado para lá.

Évora é uma cidade menor do que Lisboa, e o custo de vida é relativamente mais baixo do que na capital. E como a universidade é muito boa, pode ser uma boa opção para quem busca fazer mestrado em Portugal.

Bioquímica, Zootecnia, Economia, História e Literatura são alguns dos destaques desta universidade.

Preços e dicas

Como dito anteriormente, algumas universidades oferecem descontos para brasileiros ou mesmo para cidadãos europeus. Por isso, caso você tenha a possibilidade de conseguir a sua cidadania, seria muito bom apresentá-la antes de pagar qualquer matrícula.

Para você ter uma ideia, a Universidade de Coimbra cobra cerca de 7 mil euros por mês para alunos não europeus. Agora, quem tem cidadania, chega a pagar pouco mais de mil euros. Isso significa uma economia de aproximadamente R$26.000 por ano, ou R$2.166,00 por mês! É um dinheiro que pode fazer uma grande diferença no final do mês para o seu bolso.

Além disso, quem tem cidadania pode dividir o valor da matrícula em 10 vezes. Quem não tem, precisa dar no ato da matrícula 30% do valor da anuidade. Mais uma complicação para os não europeus.

Tenha em mente também que os currículos apresentados à instituição em meio aos outros documentos necessários devem seguir um padrão europeu. Os currículos brasileiros seguem uma linha diferente, por isso você precisa, se necessário, criar um totalmente novo para seguir os moldes de Portugal.

Mesmo que você não fale português de Portugal, não tem problema, contanto que você saiba falar inglês. Muitos cursos de mestrado em Portugal são dados em inglês. O ideal seria conseguir também um certificado de proficiência, como do TOEFL, por exemplo.

Conclusão

Não se esqueça de ficar bem atento à caixa de entrada do seu e-mail, porque as universidades enviam a confirmação da inscrição via e-mail. Assim que a universidade escolhida confirmar a matrícula, será liberada a Carta de Aceitação.

Use essa carta para poder tirar o seu visto de estudante, regularizar todos os processos e até mesmo alugar um local para se hospedar em Portugal.

Para conseguir se inscrever em um mestrado em Portugal, não existe “maneira fácil” de fazer isso. Você precisará pesquisar muito, porque cada universidade oferece condições e preços bem diferentes das outras. Leia com calma os editais até encontrar uma universidade que atenda todas as suas expectativas!

Embora não seja necessário ter um visto para conhecer Portugal e fazer turismo, você precisará de um caso decida estudar em Portugal. Por isso, antes de qualquer outra coisa, é importante que você providencie o documento, pois sem ele você não conseguirá permanecer no país.

Acesse esse link para falar conosco e entenda como obter o seu visto!

Comentários

Deixe um comentário!