Como fazer um mestrado em Portugal?

Portugal é um ótimo país para se viver. É bonito, seguro, tem como idioma materno  português, oferece belíssimas paisagens e tem uma culinária de dar água na boca. Você já pensou em fazer um mestrado em Portugal?

Não é à toa que muita gente quer não apenas trabalhar, mas também estudar em Portugal. E, com a facilidade que os brasileiros têm para entrar no país, nos últimos anos o número de estudantes que viajaram para a Europa para fazer mestrado em Portugal aumentou consideravelmente.

E você, já pensou nessa possibilidade de estudar lá também? Se você tem dúvidas sobre como é um mestrado em Portugal para brasileiros, continue lendo nosso post de hoje, pois falaremos tudo sobre como é estudar em Portugal.

É importante frisar que quando consideramos o custo para estudar fora, não basta contabilizar apenas as mensalidades do curso em si.

É preciso levar em conta também o aluguel, os gastos com alimentação, passagens de avião, transporte, lazer e os pequenos gastos do dia a dia.

Os valores para fazer mestrado em Portugal variam muito de acordo com cada universidade. Na Universidade do Porto, por exemplo, um mestrado pode sair em torno de 3 mil a 6 mil euros. Já na Universidade de Coimbra, o valor é de cerca de 7 mil euros. E na Universidade de Aveiro, o valor é cobrado anualmente, sendo de 2 mil euros.

Mas esses valores dependem de outros fatores também, como, por exemplo, a origem do estudante. No caso da Universidade do Porto, estudantes que vêm de países cujo idioma nativo é o português podem conseguir até 50% de desconto, o que alivia muito para o bolso!

Como se inscrever?

mestrado em Portugal

O mestrado em Portugal para brasileiros não tem um sistema de inscrição muito burocrático. Geralmente, ele é até bem simples.

Tenha em mente que geralmente os processos se iniciam ainda no início do ano, em março. Porém, o semestre letivo só começa em setembro. Por isso, você teria um intervalo ainda de 5 e 6 meses para poder planejar bem a sua viagem!

Para se candidatar a uma vaga de mestrado em Portugal, você precisa de alguns documentos simples:

  • Seu diploma de graduação;
  • Ficha de inscrição online preenchida para o mestrado;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de pagamento da inscrição do mestrado;
  • CV atualizado;
  • Uma cópia do seu passaporte.

E uma carta motivação. Essa carta nada mais é do que uma carta de apresentação. Afinal, a concorrência não é baixa, e você precisa ser escolhido dentre vários candidatos;

Outra possibilidade para conseguir uma bolsa de mestrado em Portugal é buscando parcerias de universidades brasileiras com universidades portuguesas. Ou, outra maneira também é buscando parceiras de instituições brasileiras com instituições de financiamento à pesquisa, como CAPES, CNPq, FAPESP, FAPERGS, dentre outras.

Algumas universidades grandes no Brasil também têm parcerias com o Santander Universidades, que oferece diversas bolsas de graduação sanduíche e mestrado para alguns países, dentre eles, Portugal.

Quanto vai custar estudar em Portugal?

mestrado em Portugal

Como mencionado, é necessário contabilizar todo tipo de gasto e despesa no país, e não somente o mestrado em si.

Então, respondendo à pergunta, o custo de vida vai depender da universidade que você escolher e do estilo de vida que você quer levar. Claro, leve em consideração também que as cidades têm diferentes custos de vida.

Viver em Lisboa não é barato como viver em cidades do interior. Em geral, o custo de vida em Lisboa é alto. Não tão alto como em outras capitais da Europa, mas ainda assim é alto.

Tanto é que muitos portugueses que trabalham em Lisboa não dão conta de pagar os aluguéis, e por isso acabam se mudando para cidades menores próximas à capital. 

Uma opção um pouco mais barata para se viver é a cidade do Porto, mas mesmo assim o custo de vida ainda será relativamente alto. Lá ocorre o mesmo problema de alta demanda e baixa oferta no setor imobiliário, o que faz com que os preços subam muito.

Mas, como em qualquer cidade do mundo, outros fatores também influenciam no preço do imóvel. Por exemplo, quanto mais perto do centro ele for, mais caro será. E, obviamente, se você decidir alugar um apartamento mobiliado, pagará um preço bem maior por ele.

Uma opção para quem quer fazer mestrado em Portugal é dividir casas ou apartamentos com outros estudantes de mestrado e graduação. Muitos estudantes brasileiros usam essa opção para viver a um custo menor em Lisboa, Porto e outras cidades grandes de Portugal.

No próximo artigo, vamos falar sobre algumas das principais universidades de Portugal para quem quer estudar no exterior. Elas são muito conceituadas, e você deveria considerar passar algum tempo no país para estudar.

Gostou de saber como fazer um mestrado em Portugal? Saiba que para conhecer o país, não é necessário tirar um visto. No entanto, você precisará de um caso queira passar mais do que 90 dias, o que é o caso de quem vai estudar e fazer um mestrado.

Clique aqui para falar conosco e entender como tirar o seu visto português!

Comentários

Deixe um comentário!