Vistos b1 b2: o que são, documentos necessários e agendamento

O sonho de viajar para fora do país faz parte da vida de muitos brasileiros. No topo da lista de desejos está o destino mágico e símbolo de progresso para muitos: os Estados Unidos. No entanto, antes de comprar as passagens, reservar hotel e fazer roteiro de viagens, a primeira coisa que as pessoas que desejam visitar os EUA devem pensar é: como faço para entrar legalmente no país? O que significam os vistos b1 b2?

Conhecidos pela cultura e pelos avanços, mas também pelas dificuldades de acesso, conseguir entrar nos Estados Unidos é burocrático. Por isso, é preciso saber como funciona o processo do visto, quais são os tipos de cada visto, para que servem, prazos de validade e documentos necessários. São muitos detalhes que, no final, fazem toda a diferença na solicitação de entrada no país. 

Por sorte, você pode contar com a assessoria da Schultz Vistos para te auxiliar em todos os trâmites! E para facilitar ainda mais, a seguir vamos te explicar algumas coisas que você precisa saber sobre esse processo, principalmente sobre os vistos b1 b2. Confira! 

Vistos b1 b2: o que significam

O primeiro passo para concretizar o sonho de viajar para os EUA é tirar o passaporte e, logo em seguida, solicitar o visto para entrar no território estadunidense. Mas, para requerer o visto, é preciso saber qual é o ideal para sua visita: turismo, negócios ou estudos? 

Os vistos mais comuns e mais procurados pelos estrangeiros, principalmente pelos brasileiros, são o B1, B2 e o B1B2. Isso porque eles correspondem a negócios, estudos de curta duração e turismo. Por isso eles são tão populares e tão requisitados!

Entenda a seguir o que significam os vistos b1 b2.

Principais diferenças entre os vistos b1 b2

O visto do tipo B1 é direcionado para aquelas pessoas que querem sair do Brasil para os Estados Unidos com o intuito de participar de um curso de curta duração (com menos de 18 horas semanais), reuniões e eventos voltados para o trabalho que já exerce no país de origem ou qualquer outra coisa que envolva estudos e/ou negócios.  

Já o visto do tipo B2 é o tipo de visto voltado para quem deseja viajar apenas a passeio. Isto é, fazer turismo, seja para conhecer o país e/ou encontrar amigos e familiares.

O B1B2 é aquele visto que autoriza o cidadão brasileiro a viajar para os EUA por um tempo determinado. 

Documentos necessários para solicitar os vistos b1 b2

Conseguir os vistos b1 b2 para entrar no país legalmente é um processo conhecido pela burocracia que exige, sobretudo porque você precisa provar que não quer e não vai ficar de vez nos Estados Unidos. Ou seja, uma das principais etapas é comprovar que a pessoa tem vínculo forte e sólido aqui no Brasil. 

Atenção: os documentos listados a seguir são aqueles recomendados para levar ao consulado. No entanto, pode ser que eles peçam outros documentos e é aí que entra a maestria de uma consultora especializada, como a Schultz Vistos. Nós entendemos o que precisa ser feito e te auxiliamos em tudo que for necessário. Mas, de maneira geral, eles solicitam os documentos:

  • Passaportes antigos com vistos anteriores (se tiver);
  • Passaporte válido;
  • Carteira de Trabalho;
  • Declaração do Imposto de Renda (IR);
  • Certidão de nascimento/casamento;
  • Extratos bancários recentes;
  • Comprovante de matrícula na escola e/ou faculdade, cursos de pós-graduação, mestrado, etc;
  • Documentos de veículos (se tiver);
  • Escrituras; 
  • Holerites/contracheques de meses recentes.

Todos esses documentos são uma forma de comprovar que você tem uma vida construída no Brasil. Assim eles entendem que não é de seu interesse morar nos Estados Unidos, liberando o visto de negócios e/ou de turismo, ou seja, os vistos b1 b2.

Agendamento para tirar os vistos b1 b2: como funciona

Nós já fizemos um blog inteiro dedicado ao processo de agendamento e renovação de visto americano. Você pode conferir clicando aqui. Mas, resumidamente, o primeiro passo para dar entrada no processo para ter o visto é responder um questionário on-line onde é preciso informar os dados pessoais e algumas informações sobre a viagem. 

A chave para que tudo saia conforme o planejado é sempre ser honesto para que você não caia em nenhuma pegadinha durante o processo.

O segundo passo requer uma certa atenção, pois envolve pagamento de taxas. Aqui na Schultz Vistos nós simplificamos esses assuntos, afinal, você precisa saber exatamente o que está sendo pago. Além disso, nós fazemos o agendamento de todas as visitas necessárias e a entrevista propriamente dita.

Depois disso, é a vez da entrevista no consulado ou na embaixada. Uma etapa muito temida, em que as pessoas vão bem nervosas, mas nosso conselho é: seja coerente com o formulário preenchido e seja o mais honesto possível durante o diálogo. 

Tempo de estadia e prazos de validade 

Consegui o visto, e agora? Ele vale por quanto tempo? De maneira geral, o visto vale por dez anos. No entanto, o prazo de validade é diferente do tempo de estadia. Geralmente o tempo para ficar nos EUA é definido pela Alfândega e Proteção de Fronteiras. Por isso, acaba variando de caso para caso, já que existem exceções (como um tratamento médico prolongado, por exemplo).

Mas, sem exceções, o tempo de estadia permitido dentro de um ano é de 180 dias, isto é, seis meses. Não mais que isso. Contudo, você só saberá exatamente o tempo que poderá ficar após passar pela imigração americana. 

Já o tempo para o visto ser liberado, a embaixada estabelece e indica dez dias após a entrevista no consulado. Nesta etapa, nós te auxiliamos para que a solicitação seja feita com antecedência, para que, caso venha a ser negado, possa tentar de novo antes da viagem.

Mas, a solicitação dos vistos b1 b2 para viajar para os Estados Unidos não precisa ser um pesadelo, nem demandar energia além do necessário. A Schultz Vistos está aqui para te ajudar e facilitar esse processo.

Conte com a Schultz Vistos 

Somos uma assessoria especializada, no mercado há 35 anos, intermediando pedidos de vistos consulares, como os vistos b1 b2. Contamos com sedes e estrutura própria em várias regiões do país e todos os colaboradores da Schultz realizam a intermediação de vistos junto aos Consulados e Embaixadas. Entre em contato!
Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos sobre vistos? Leia mais em nosso blog!

Comentários

Deixe um comentário!