Como tirar visto canadense?

Você gostaria de saber como tirar visto canadense? Neste guia, vamos ensinar você todos os detalhes para poder fazer a emissão do documento. Desde o preço, informações necessárias antes de comparecer ao consulado do Canadá no Brasil e o passo a passo.

Diferentemente de alguns países da Europa e da América do Sul, em que é possível permanecer no país em um período de até 90 dias sem visto, no Canadá não é possível. 

Para entrar no país, é obrigatório ter um visto. Além disso, os brasileiros devem fazer a solicitação com pelo menos seis semanas de antecedência à viagem.

Há várias diferenças do visto canadense para o visto americano. Uma delas é que o tempo de duração para emitir o documento é bem menor. Além disso, o processo todo é mais simples e a taxa de rejeição geralmente é bem baixa em média, apenas menos de 5% dos pedidos são negados.

Gostaria de saber como tirar visto canadense? Confira a seguir! 

Como tirar visto canadense? Conheça o visto online

tirar visto canadense

Caso você não saiba, o governo canadense oferece uma opção para brasileiros que já possuem o visto americano válido, ou então que já tenham emitido o visto canadense nos últimos 10 anos. Trata-se do ETA – Electronic Travel Authorization.

Fazer a emissão desse tipo de visto é muito simples. É necessário acessar o site do governo canadense, fornecer as informações do seu passaporte e visto e pagar uma taxa baixa, de apenas $7 canadenses. Na maioria das vezes, o solicitante recebe o visto aprovado por e-mail.

Visto do Canadá para moradores temporários ou visitantes

Caso você nunca tenha tirado o visto canadense, também é possível solicitar o visto para residente temporário ou visitante. O processo não é complicado. Na página oficial da imigração do governo do Canadá, o solicitante deve fazer uma pesquisa e responder todas as informações solicitadas a respeito da viagem para confirmar o tipo de visto necessário.

Existem vários tipos de vistos que se adequam às diferentes necessidades dos solicitantes.

No caso do visto de turista, é possível permanecer no país por um período de até 180 dias e o custo de emissão do documento é de $100 canadenses.

Quais são os documentos necessários?

tirar visto canadense

A primeira etapa para solicitar o visto canadense é reunir em um único local todos os documentos necessários. Para facilitar a tarefa e não esquecer de nenhum documento importante, o próprio site do governo canadense criou o check list com todos os documentos imprescindíveis para conseguir tirar o visto. 

Aliás, no próprio site do governo canadense também existe um guia com passo a passo de como tirar o visto, documentos necessários e as principais dúvidas que os solicitantes têm. Além disso, os links para formulários também já estão lá. 

Quais formulários são necessários para solicitar o visto?

Para obter o visto canadense, é fundamental preencher os seguintes formulários:

  • Formulário de solicitação IMM5257E;
  • Formulário de informações familiares;
  • Termo de consentimento da VFS;
  • Questionário de informações adicionais;
  • Formulário Schedule 1;
  • Declaração de União Estável.

E em relação aos documentos, são necessários:

  • Foto 3×5 atual;
  • Comprovante financeiro;
  • Passaporte válido.

Outro ponto de atenção para quem quer solicitar o visto é que, caso você tenha visitado o Canadá nos últimos 10 anos, ou já possui um visto americano com validade, não será necessário apresentar uma documentação financeira. Os demais solicitantes devem apresentar todos os documentos acima e todos os formulários preenchidos.

Além disso, caso um terceiro seja o responsável por financiar a viagem de quem vai para o Canadá, é fundamental que seja redigida uma carta de custeio e nela devem conter algumas informações importantes, como o nome completo de quem está financiando a viagem, a relação entre as duas pessoas, assinatura do responsável e o número dos documentos necessários. 

O que mais é necessário para tirar um visto canadense?

tirar visto canadense

Outras informações importantes que podem ajudar você a tirar visto canadense, são as seguintes:

  • Para comprovação de laços econômicos e sociais no país de residência, no caso o Brasil, o Consulado Canadense aceita declarações do empregador somente referentes aos últimos três pagamentos. Também são aceitos os documentos da empresa ou até mesmo comprovante de matrícula em instituições de ensino, podendo ser Ensino Fundamental e Médio ou então superior;
  • Caso o licitante seja menor de idade, o pai e a mãe devem assinar uma carta de autorização que deve ser emitida por um órgão competente e reconhecida;
  • Também é necessário apresentar os comprovantes de pagamentos de taxas envolvidas na emissão do visto. Nesse caso, é fundamental apresentar o comprovante original.

Fazer a solicitação de um visto para o Canadá não é um processo complicado, porém é necessário cumprir várias etapas e ter todos os documentos necessários em mãos para não perder tempo e dinheiro.

Se você nunca solicitou um visto para o Canadá antes e essa é a primeira emissão que você fará, recomendamos que você conte com o apoio de especialistas no mercado para cuidar de todas as etapas para você sem erros.

Portanto, clique aqui e saiba como tirar um visto canadense para realizar o seu sonho de viajar para o Canadá!

Comentários

Deixe um comentário!