Quais são os tipos de visto americano?

Quem planeja conhecer os Estados Unidos sabe que, entre as obrigações e responsabilidades que um viajante deve ter – entre reservar hotéis, comprar passagens e etc. – há uma que é imprescindível para a entrada no país: ter o visto americano.

Contudo, se você pensa que existe apenas um tipo de visto para chegar nos Estados Unidos, saiba que você está enganado.

O país é muito burocrático quando o assunto é a entrada de estrangeiros em suas terras. Ou seja, cada pessoa deve ter um visto diferente para estar legalmente inserido em território americano.

Antes de mais nada, tudo vai depender de quais são as intenções do cidadão brasileiro ao chegar no país. Por isso, confira aqui quais são os tipos de vistos americanos e suas principais diferenças.

Acompanhe nossas dicas a seguir! 

1- Visto tipo B-1

Acima de tudo, este visto é destinado para aqueles que estão numa viagem a trabalho, seja uma conferência, participar de feiras, fechar negócios, fazer palestras e, até mesmo, quem pretende realizar trabalho voluntário ou empreender.

Do mesmo modo, babás, motoristas, cozinheiros e demais pessoas que algum cidadão estadunidense contrate para realizar um determinado serviço também precisam deste visto.

Nesse sentido, se você é um atleta amador ou profissional que está competindo sem prêmios em dinheiro, também deve tirar esse visto. 

Caso o prêmio da competição seja financeira, o visto que você deve tirar é o tipo P, logo mais falaremos detalhadamente sobre ele!

2- Tipo B-2

Esse visto é o mais comum para não-imigrantes, pois é obrigatório para qualquer pessoa que pretende viajar para os Estados Unidos como turista. Ou seja, quem viaja para a América do Norte com intenções de lazer e ‘turistar’ pelo país.

Porém, quem precisa viajar por motivos médicos também deve tirar esse visto. Se o estrangeiro for participar de eventos culturais (apenas como público e não a trabalho), ou assistir a eventos esportivos amadores, o tipo B-2 é o ideal.

Por fim, qualquer estudante que fará algum curso livre sem validade acadêmica, como alguns cursos de duração de poucos dias durante as férias de verão, precisam estar com este visto em ordem para aterrissar em solo norte-americano.

3-  Tipo J-1

Esse tipo é bem abrangente e vários tipos de viagens se enquadram nele. De um modo geral, todos eles precisam ter o envolvimento de alguma instituição, órgão ou entidade americana.

Igualmente, aborda-se estudantes em estágio, treinamento ou pesquisa, alunos de pós-graduação e bolsistas de programas patrocinados pelo governo estadunidense.

Pessoas que pretendem trabalhar como au-pair, conselheiros de acampamento, médicos e intercambistas de verão também solicitam esse visto.

4- Tipo F-1 e M-1

Similarmente, estudantes estrangeiros também podem utilizar o visto F-1, porém, aqui se enquadram estudantes que vão do ensino fundamental até o superior, sendo que os alunos de pós-graduação e mestrado entram no visto anterior já mencionado.

Nesse sentido, os intercambistas de cursos de idiomas também entram nessa categoria.

Já o visto M-1 é destinado para estudantes de instituições não-acadêmicas, como escolas técnicas e/ou vocacionais.

5- Tipo C-1

Se o seu voo faz uma conexão em algum aeroporto dos Estados Unidos, saiba que existe um visto americano específico para seu caso. Ele é do tipo C-1 e, sem ele, a imigração americana o barra e você não consegue seguir viagem.

Porém, este tipo de visto é para caso de escala em território americano, pois, se você deve descer de sua embarcação para pegar outro avião, saiba que você precisa de outro visto, que é uma variante desse: o C-1D.

6- Tipos I, P e R

Mulher recebendo documento visto americano

Estes vistos também são profissionais, porém, são para casos específicos.

Tipo I – Destinado igualmente a jornalistas e repórteres que vão cobrir algum evento ou farão alguma matéria durante um determinado período de tempo.

Visto tipo P – Para atletas profissionais que competirão em eventos esportivos com prêmios em dinheiro. Assim como também para artistas que se apresentarão nos Estados Unidos.

Tipo R – Exigido de padres, pastores e demais religiosos que cumprirão algum dever de sua função em solo americano.

7- Visto tipo H-1B e tipo O

O tipo H-1B é dedicado aos profissionais que executam funções específicas em áreas que exigem conhecimento especializado.

Enquanto que os estrangeiros com habilidades de conhecimento em ciências, artes, educação, artes, negócios e atletismo devem tirar o tipo O-1. 

Quando os mesmos são acompanhados por uma equipe de suporte, a equipe deve ter o tipo O-2. Agora, se esses pesquisadores estiverem acompanhados de seus dependentes, eles devem ter o visto do tipo O-3.

Outros tipos de vistos

Se pensa que a lista acabou, está muito enganado! Pois existem categorias de vistos que focam num público muito específico, como:

Tipo L-1

Dedicado aos executivos, gerentes e pessoas estrangeiros que foram transferidas para uma filial, subsidiária, afiliada ou matriz nos Estados Unidos.

Da mesma forma, seus dependentes devem solicitar o visto do tipo L-2.

Tipo A-1 e A-2

Para diplomatas ou oficiais de governo estrangeiros; caso levem seus dependentes, estes devem ter o visto A-3.

Tipo G

Exclusivo para funcionários de organização internacional em missão oficial. 

Todavia, funcionários da OTAN possuem um visto específico.

Tipo H-2A e H-2B

Visto emitido para trabalhadores e agricultores temporários, que ficam nos Estados Unidos a trabalho por um período sazonal.

Tipos U-1, U-2 e U-3

Estrangeiros que sofreram ou passaram por algum tipo de crime ou violência nos Estados Unidos devem requerer o primeiro mencionado. 

Os outros dois são, respectivamente, para seu cônjuge e filhos solteiros, casos esses possam servir como testemunhas ou colaborar com a resolução do caso.

Tipos T-1, T-2 e T-3

Esse é para estrangeiros vítimas do tráfico humano, seus cônjuges e filhos, respectivamente.

Tipo E e Q

Por fim, o tipo E é para comerciantes e investidores. Enquanto destina-se o tipo Q aos participantes de programas de intercâmbio cultural com instituições americanas.

Quer tirar seu visto americano?

Apesar de ter muitos tipos diferentes de vistos, os processos para tirá-los são muito parecidos entre si, e requerem apenas alguns documentos a mais ou a menos entre um e outro. Portanto, já sabe qual tipo será o seu? Entre em contato com a Schultz Vistos e tire todas as suas dúvidas. Estamos ao seu dispor para te ajudar com todos os serviços consulares!

Comentários

Deixe um comentário!