Documentos necessários para entrar na Argentina

Nosso país vizinho pode ser um de nossos maiores rivais no futebol, porém, em questões econômicas, não existe país mais próximo, e por isso, vamos falar sobre a necessidade dos documentos para entrar na Argentina.

A Argentina é um de nossos maiores parceiros comerciais, exportamos nossos produtos e importamos os dela. Então, não é de se admirar que nós, brasileiros, gostamos tanto de visitar esse país.

Devido à proximidade e ao fato de ela também fazer parte do Mercosul – bloco econômico entre países da América do Sul, onde é uma união aduaneira que se configura um livre-comércio e política comercial comum entre os países membros- o destino acaba saindo muito mais em conta do que viajar para Europa ou Estados Unidos, por exemplo.

Apesar de todas essas facilidades, ainda existem alguns documentos que você precisa ter para conseguir abarcar no país, por isso vamos te explicar alguns deles.

Quais documentos preciso ter para visitar a Argentina?

documentos para entrar na Argentina

Se você é apenas um turista e quer visitar o país, temos uma boa notícia para você: você não precisa de passaporte, muito menos visto, para entrar no país!

Isso porque existe um acordo com os países do Mercosul onde, caso algum nativo do continente queira viajar para algum país vizinho, ele precisa apenas ter o documento de Registro Geral (RG), em bom estado, ou seja, dentro da validade de 10 anos. Caso seja necessário, procure no site da Polícia Federal como renovar sua carteira de identidade.

Esta regra vale tanto para os países membros do bloco econômico- Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia- bem como nos demais países associados do bloco- Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname-.

Ou seja, você pode viajar por toda a América do Sul sem passaporte, mas, se quiser garantir uns carimbos a mais nele, pode levar, pois ele ainda é um documento válido para as terras estrangeiras da América do Sul.

Além do RG, é importante tomar também alguns outros cuidados e precauções sobre a viagem, como:

Contratar seguro viagem é um dos documentos para entrar na Argentina

É importante ir atrás de um seguro viagem- que cobre seguro de vida e de saúde- em absolutamente qualquer viagem internacional que você fizer, pois ele garante que você não precise lidar com a burocracia de hospitais e dos sistemas de saúde em outros países.

Se já é difícil lidar com a nossa burocracia, imagina em países estrangeiros que sequer falam seu idioma, né?

Além disso, é o seguro viagem que garante segurança, em casos de extravio de malas e pertences, e também caso você perca seus documentos ou alguém os furte.

Seguro viagens é um salva vidas! Então pesquise sobre e contrate o seu antes de viajar para o exterior. É um dos documentos para entrar na Argentina que deve estar em sua posse.

Conte com uma cópia de seu RG acessível

Não é nada seguro levar todos os seus documentos originais em mão, ainda mais em outros países, né?

Por isso, conte sempre com uma cópia de seu RG, ou passaporte, com você. Tanto em formato físico quanto digital, em seu e-mail ou algum pdf salvo.

Assim você garante a segurança de seu documento original e pode deixá-lo bem guardado e seguro em seu hotel.

Comprovante de recursos financeiros

A Argentina exige, caso solicitado pelo agente de imigração, documentos que comprovem que o turista terá meios e recursos financeiros suficientes para se manter durante toda a estada no país.

Extrato de cartão de crédito pré-pago, comprovação de limites de cartões e extratos, informar a quantidade de dinheiro em espécie que você está levando, etc.

Documentos para viagem de carro

Caso você esteja viajando para a Argentina por meio de viagem de carro, você precisa ter em mãos o seguro de Carta Verde.

Para isso, você precisa ter em mãos sua carteira de habilitação, documento que ateste sua condição de turista, emitido por uma autoridade migratória.

Se você alugar um carro, leve a Autorização para circulação no Mercosul, que a própria locadora de veículos emite. A vigência não poderá passar os 90 dias contados a partir de sua data de emissão.

A Argentina possui restrições de entrada em relação ao Covid-19? Saiba quais são os documentos para entrar na Argentina

documentos para entrar na Argentina

A partir do dia 01 de outubro do ano passado, a Argentina iniciou o processo de reabrir suas fronteiras de forma gradual para turistas e visitantes.

Nesta data, a Argentina liberou para turistas vacinados de países limítrofes, como é o caso do Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e, claro, Brasil. Mas, na época, havia um limite de visitantes, que hoje está obsoleto.

Já a partir do dia 11/11, todos os estrangeiros passaram a poder visitar o país, seguindo as medidas impostas pelo governo argentino.

Para você conseguir entrar no país você vai precisar de:

Comprovante de vacinação

O Certificado Nacional de Vacinação Covid deve estar em espanhol- ele é emitido no Brasil pelo Conecte Sus- e sua última dose tomada (a segunda, terceira e, em alguns casos, até a quarta) precisa ter sido aplicada há pelo menos 14 dias.

Declaração jurada

Dentro de 48 horas antes da viagem, você deve preencher o formulário online da Declaração Jurada.

Ele é exigido pela companhia aérea e também pelo Controle Sanitário de Fronteira. Sua passagem, poltrona e voo podem ser cancelados caso não preencha esta declaração no prazo indicado.

Pessoas acima de 70 anos são isentas da Declaração.

Teste PCR negativo

O teste PCR deve ser feito em, no mínimo, 72 horas antes de sua viagem e apresentação negativa dele deve ser apresentada. Crianças abaixo de 6 anos estão isentas do teste.

Aqueles que contraíram covid em até 90 dias precedentes à viagem não precisam apresentar o exame PCR, mas sim, apresentar as provas de diagnóstico para Sars-Cov-2 e o documento de alta do médico após decorridos 10 dias.

Até a população da Argentina chegar a 50% da população, estes testes precisam ser feitos e comprovados. Assim que o país passar por esse processo, os testes PCR serão suspensos para turistas.

Gostou de saber sobre os documentos para entrar na Argentina que são obrigatórios? Aproveite para clicar aqui e saiba como tirar o seu visto caso queira passar mais do que 90 dias no país.

Comentários

Deixe um comentário!