Descubra como funciona o Consulado Americano no Brasil 

0
87

Os Estados Unidos, diferente de alguns países, ainda não abriram suas fronteiras para os brasileiros. Porém, quem já está planejando uma viagem para lá, se depara com algumas dúvidas em relação ao visto e principalmente ao Consulado Americano no Brasil. 

Conforme a retomada do turismo vai avançando, a busca por viagens internacionais também está aumentando gradativamente. Vários países já estão abrindo novamente suas fronteiras aos visitantes brasileiros, e com isso, muitas pessoas estão planejando suas próximas aventuras mundo afora.

Como forma de informar melhor essas pessoas, preparamos um artigo especial que esclarece muitas dúvidas. Mas, é importante lembrar que antes de fazer qualquer processo burocrático por conta própria, a Schultz Vistos está aqui para auxiliar em cada trâmite necessário. 

Com o intuito de fazer com que você tire seus documentos sem maiores problemas e para isso, você precisa estar bem informado sobre o Consulado Americano no Brasil. Confira a seguir algumas informações relevantes que a Schultz Vistos separou para você:

Consulado X Embaixada 

A título de curiosidade, você sabe qual é a diferença entre embaixada e consulado? 

Consulados: tratam, principalmente, dos casos que envolvem brasileiros no exterior, como prisões, hospitalizações, repatriações e etc. Também prestam serviços como emissão de vistos, legalização de documentos, emissão de passaportes, entre outras funções. É comum que haja mais de um consulado em um mesmo país. 

Embaixada: trata de assuntos referentes à Política Externa Brasileira (PEB), como por exemplo, meio ambiente, comércio e cooperação. As embaixadas possuem apenas uma representação em cada país e geralmente, estão localizadas na capital. 

Qual o processo de tirar visto no Consulado Americano no Brasil 

Nós já falamos sobre esse assunto de forma bem explicativa em outro blog, sobre agendamento e renovação do visto americano, portanto, você pode conferi-lo na íntegra clicando aqui. 

Essa pauta foi bastante comentada desde o início da pandemia, desde que o Consulado Americano no Brasil suspendeu as entrevistas para emissão de novos vistos. Porém, atualmente, com a vacinação contra a Covid-19 já bem avançada, o assunto veio à tona novamente, mas com outra perspectiva: o de poder viajar muito em breve novamente. 

E resumidamente, o processo de emissão do visto continua sendo o mesmo. No entanto, Consultores Especializados em Visto Americano indicam que os agendamentos para entrevista no Consulado Americano estão abrindo somente para 2022. 

O Consulado Americano no Brasil está aberto? 

No presente momento, a Embaixada e o Consulado Americano estão fechados. De acordo com o site oficial do Consulado Americano, os atendimentos foram cancelados sem previsão de retorno até o momento. No entanto, recentemente foi divulgado que solicitantes de vistos de estudantes, assim como solicitações de vistos de emergência já estão liberados para a realização desse atendimento. 

Quais cidades tem Consulado Americano no Brasil? 

Os consulados americanos no Brasil estão situados atualmente nas cidades: 

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro 
  • Recife
  • Porto Alegre

Em Belo Horizonte e Brasília, estão localizadas as Embaixadas dos Estados Unidos da América. 

Dica importante:

Se você tem dúvidas sobre a emissão do visto ou não sabe como realizar esse procedimento, entre em contato conosco. A Schultz Vistos tem uma assessoria especializada, com o intuito de te auxiliar em toda parte burocrática. Desde o preenchimento dos formulários, até dicas para entrevista com o Consulado Americano no Brasil. Nós somos capacitados para te dar todo o suporte. 

E quanto aos estudantes? 

O Consulado Americano no Brasil está com agendamento aberto para emissão de visto para estudantes, mas com algumas regras para a solicitação do documento. 

Reiteramos que para que não haja maiores dúvidas ou dificuldades, a contratação de uma assessoria especializada é sempre a melhor opção. Para isso, a Schultz Vistos já está devidamente a par de todas as informações necessárias para guiar o solicitante da melhor forma possível em cada processo.  

No dia 16 de abril de 2021, o governo americano flexibilizou a regra de restringir qualquer geração de vistos, abrindo exceções para os estudantes matriculados em cursos com início a partir de 1º de agosto. Portanto, os vistos para turismo seguem suspensos. 

Os alunos devem respeitar a norma de apresentar o exame de Covid-19 negativo (RT-PCR), com resultado de até três dias antes do embarque. 

E quem já tem visto? 

Os estudantes que já possuem o visto no passaporte, podem viajar sem necessidade de entrar em contato com a embaixada ou Consulado Americano. 

A Schultz Vistos faz questão de destacar mais uma vez a importância de uma assessoria especializada na hora de solicitar seu visto. A entrevista no Consulado Americano no Brasil é presencial e deve ocorrer até 120 dias antes da viagem. Por isso, todo o trabalho de uma assessoria é fundamental para que você tenha maior segurança em assuntos como datas, prazos e pagamentos. 

Fique atento aos nossos conteúdos nas redes sociais, pois cada vez mais países estão liberando suas fronteiras para os brasileiros. Quanto antes você puder planejar sua próxima aventura internacional, mais fácil será encarar os processos burocráticos necessários. 

Conte conosco! Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços consulares. 

DEIXE UMA RESPOSTA