Certificado Internacional de Vacinação: o que você precisa saber

O Certificado Internacional de Vacinação, assim como o passaporte e o visto, é fundamental para todo e qualquer viajante. Embora a exigência do documento tenha se intensificado por conta da pandemia do novo Coronavírus, ao contrário do que muitos pensam, ele nunca deixou de ser um item dispensável.

Portanto, para todas as questões relacionadas com o processo de emissão, a Schultz Vistos veio a ajudar nessa missão. Boa leitura!

O que é o Certificado Internacional de Vacinação?

O Certificado Internacional é uma vacina que comprova, internacionalmente, o documento contra diversos tipos de doenças. Ou, seja necessário caso você tenha a intenção de viajar para o exterior. Afinal, alguns países só liberam a entrada em seu território mediante sua apresentação.

O responsável pela emissão desse certificado é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e você pode garantir-lo gratuitamente.

Para que serve o documento?

Bem como autoridades verificadas previamente, o Certificado Internacional de Vacinação com comprovação de país escolhido que o turista está devidamente validado.

Além disso, a exigência do documento está prevista no Regulamento Sanitário Internacional, e serve como uma maneira de prevenir a entrada de doenças num país, bem como proteger o viajante de um possível contato durante a viagem. Recentemente, um exemplo claro, a pandemia COVID-19.

Quais países exigem o Certificado Internacional de Vacinação?

Vários países exigem o documento, como a China, Colômbia, Bahamas, Rússia, Egito, entre outros. A lista é grande, no entanto, para descobrir se o país que você pretende visitar exige o Certificado Internacional de Vacinação , basta acessar o site da Anvisa, clicando aqui .

Assim que abrir o link, basta selecionar o país desejado na aba “Exigências de Viagem” e clicar em detalhes. Dessa forma você consegue visualizar todas as informações de saúde do destino e algumas orientações gerais.

Como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação?

Agora que ficou o que é, assim como para que serve a esta documentação de conclusão, vamos apresentar um passo como solicitar o certificado, confira.

1. Tomar como vacinas

Antes de tudo, você precisa buscar um posto de saúde do SUS mais próximo da sua casa ou uma clínica particular. Assim que tomá-las, é preciso fazer o registro completo do ou dos imunizantes, que deve conter o nome da vacina, data de, número do lote da vacina, laboratório, assinatura de quem aplicou o carimbo da unidade onde foi vacinado. 

2. Solicitar o Certificado

Para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação basta acessar o site do Governo Federal , criar sua conta e preencher os campos obrigatórios do pré-cadastro. Para isso, lembre-se de ter em seu CPF a imagem digitalizada do comprovante de suas mãos. Feito isso, a Anvisaá seus dados de solicitação e analisará com seu pedido.

3. Recebimento e impressão do Certificado

Por fim, você receberá o documento por e-mail, o qual pode ser impresso em casa. O certificado também fica disponível por meio link em que o cadastro foi realizado, com uma assinatura eletrônica do servidor da Anvisa. E, pronto! Basta assiná-lo antes da sua viagem.

Perguntas frequentes sobre o Certificado Internacional de Vacinação

Separamos algumas perguntas recorrentes sobre o Certificado Internacional de Vacinação para complementar seu conhecimento sobre o assunto. Acompanhe.

 1. Quem precisa do certificado?

pessoas com destino ou conexão em países que desejam a todas as conexões.

2. Meu certificado venceu, preciso renovar?

Não. O Certificado Internacional de Vacinação é vitalício, conforme indicado no site da Organização Mundial da Saúde.

3. Estou vacinado, mas o certificado junto com a carteira de espera Já, o que fazer?

O mesmo processo que destacamos anteriormente. Além disso, não é necessário preencher todos os dados novamente, já que se trata de uma segunda vez do documento.

4. Estou no exterior e perdi o certificado, o que fazer? 

Em primeiro lugar, procurar o consulado brasileiro e fazer a solicitação. Em seguida, o consulado enviará a solicitação com todas as suas informações, como nome, dados de nascimento, RG e CPF, via correio eletrônico institucional para a Anvisa.

Feito isso, a equipe da Anvisa identifica o seu cadastro de viajante e fornece a segunda via do certificado, o qual será lançado, carimbado, assinado pelo consulado e entregue em suas mãos.

5. São as principais vacinas feitas para os viajantes?

A única vacina exigida obrigatoriamente e em escala mundial, é a da febre amarela. No entanto, dependendo do país de destino e escala/conexão, você terá que apresentar o comprovante de vacinação para outras doenças, como meningite, poliomielite e Covid-19.

Agora que esclarecemos suas dúvidas sobre o Certificado Internacional de Vacinação, não esqueça de verificar no site da ANVISA quais países exigem a documentação e lembre-se de não deixar para última hora, assim como o seu visto.

Para mais conteúdos informativos sobre viagem, vistos, passaporte e turismo em geral, não esqueça de seguir a Schultz Vistos no Facebook e Instagram.

Comentários

Deixe um comentário!