Se eu tiver o visto para os EUA, posso entrar no Canadá?

Viajar para o exterior é uma experiência enriquecedora que amplia horizontes e proporciona novas culturas. Para brasileiros que desejam explorar a América do Norte, surge a dúvida: se eu tiver o visto americano, posso entrar no Canadá sem precisar de visto canadense, e vice-versa?

A resposta, como em muitas questões da imigração, é complexa e depende de diversos fatores. Este guia completo mostra as regras de entrada no Canadá e nos Estados Unidos para brasileiros com visto americano ou canadense, além de dicas para facilitar seu planejamento. Entenda a seguir como funcionam as regras nos EUA e no Canadá!

Visto para Entrada no Canadá Ao Viajar Para o Exterior

viajar para o exterior

Brasileiros com visto americano válido que querem viajar para o exterior (B1/B2, F1, M1, etc.) podem entrar no Canadá sem precisar de visto canadense, mas apenas se atenderem aos seguintes requisitos:

  • Entrada por via aérea: A entrada no Canadá deve ser feita por via aérea. Se o viajante pretende entrar no Canadá por via terrestre ou marítima, é necessário solicitar um visto canadense.
  • Validade do visto americano: O visto americano deve ser válido no momento da entrada no Canadá.
  • Permanência máxima de 6 meses: A permanência no Canadá não pode exceder 6 meses.
  • Motivo da viagem: A viagem ao Canadá deve ter um propósito de turismo, negócios, estudo (até 6 meses), trânsito ou visita a familiares/amigos.
  • Outros documentos: O viajante deve apresentar outros documentos válidos, como passaporte e carteira de identidade.

É importante destacar que, mesmo com o visto americano válido, o viajante não pode trabalhar no Canadá. Se o objetivo da viagem for trabalhar, é necessário solicitar um visto de trabalho canadense específico se quiser viajar para o exterior com esse propósito.

Visto Canadense para Entrada nos EUA

Ao contrário do que muitos pensam, ter um visto canadense válido não garante a entrada nos Estados Unidos. Brasileiros com visto canadense precisam de um visto americano válido para entrar nos EUA, independentemente do motivo da viagem.

Situações Especiais:

  • Visto americano vencido: Se o visto americano estiver vencido, o viajante precisa solicitar um novo visto americano antes de entrar no Canadá.
  • Visto americano cancelado: Se o visto americano for cancelado, o viajante não pode entrar no Canadá, mesmo que tenha um visto canadense válido.
  • Estadia superior a 6 meses: Se o viajante pretende permanecer no Canadá por mais de 6 meses, é necessário solicitar um visto de estudo, trabalho ou outro tipo de visto canadense específico.

eTA (Electronic Travel Authorization)

viajar para o exterior

Desde 2016, o Canadá implementou o eTA (Electronic Travel Authorization) para brasileiros que desejam entrar no país por via aérea. O eTA é uma autorização eletrônica de viagem que pode ser obtida online. Brasileiros com visto americano válido não precisam de eTA para entrar no Canadá por via aérea.

Recomendações:

  • Verifique as regras de entrada e saída do Canadá e dos EUA: As regras de entrada e saída dos países podem mudar frequentemente. Verifique as informações mais recentes nos sites oficiais dos governos do Canadá e dos EUA antes de viajar.
  • Tenha seus documentos em mãos: Sempre tenha em mãos seus documentos de viagem válidos, como passaporte, visto e carteira de identidade.
  • Consulte um profissional de turismo: Se você tiver dúvidas sobre as regras de entrada e saída do Canadá e dos EUA, consulte um profissional de turismo para obter orientação personalizada.

Saiba mais: como renovar o visto para a Austrália?

Qual dos dois vistos é mais difícil de tirar?

A dificuldade de obter um visto para os Estados Unidos ou para o Canadá pode variar dependendo de uma série de fatores, incluindo o seu país de origem, seu histórico pessoal, o propósito da viagem e outros aspectos individuais. No entanto, há algumas diferenças gerais entre os processos de obtenção de visto para os Estados Unidos (visto americano) e o Canadá (visto canadense) que podem influenciar a percepção de qual é mais difícil.

O visto americano é conhecido por seu processo detalhado de solicitação, que pode incluir uma entrevista pessoal em um consulado ou embaixada dos EUA. Os candidatos ao visto americano muitas vezes precisam demonstrar fortemente os laços com seu país de origem, como emprego estável, família, propriedade, entre outros, para garantir que não pretendem permanecer nos EUA além do período autorizado.

Já o processo de obtenção de visto para o Canadá também pode ser minucioso e requer documentação adequada, mas a entrevista pessoal geralmente não é necessária, a menos que seja solicitada pela embaixada ou consulado. Os critérios para obtenção de visto canadense também incluem a demonstração de vínculos fortes com o país de origem e a capacidade de financiar a estadia no Canadá, além de cumprir os requisitos específicos do tipo de visto solicitado.

Ambos os processos podem ser desafiadores dependendo das circunstâncias individuais do solicitante. Recomenda-se que os viajantes interessados em obter um visto para os Estados Unidos ou o Canadá pesquisem os requisitos específicos do visto desejado e sigam as instruções cuidadosamente para aumentar suas chances de sucesso.

Conclusão

Compreender as regras de entrada no Canadá e nos Estados Unidos para brasileiros com visto americano ou canadense é fundamental para evitar contratempos e garantir uma viagem tranquila. Este guia completo forneceu informações detalhadas sobre as diferentes situações, além de recomendar a consulta a fontes oficiais e profissionais especializados para obter orientação personalizada.

Quer tirar o seu visto para o Canadá e viajar para o exterior? Acesse este link e entre em contato com a nossa equipe!

 

Comentários

Deixe um comentário!