Processos de vistos para os Estados Unidos: visão geral

Os Estados Unidos da América sempre estiveram entre os destinos internacionais, mais visitados pelos brasileiros, seja para aquela tão sonhada viagem a turismo para conhecer os parques da Disney ou à Times Square, seja para uma viagem de negócios ou para fazer um curso, de inglês ou em uma universidade. O que nem todos sabem é que para realizar uma viagem aos EUA, um visto de entrada no país precisa ser previamente emitido pela embaixada ou consulado aqui no Brasil. E nós da Schultz Vistos, podemos assessorar no processo de solicitação do visto.

A Schultz é uma empresa especializada em assessoria nas solicitações de vistos consulares. Temos 34 anos de experiência no segmento e profissionais altamente capacitados para auxiliar nossos clientes em todos os procedimentos.

Categorias de visto de não imigrantes

Os EUA possuem diversas categorias de visto de não imigrantes. As categorias de visto devem ser aplicadas de acordo com o motivo da viagem e as mais requeridas são:

Vistos B1/B2 – Viagens para Turismo e/ou Negócios 

Esta é a categoria mais solicitada, pois é ela que permite as viagens a turismo e a negócios.

Vistos F/J – Viagens de estudos/intercâmbio

O pedido de visto de estudos deve ser aplicado por todos os requerentes que viajam aos EUA para estudar; fazer cursos de línguas, ensino médio, universidade, intercâmbios, estágios, entre outros. 

Vistos H/L – Categorias de visto de trabalho

Esta categoria de visto deve ser aplicada por todos os profissionais que pretendem trabalhar nos EUA; quer seja por transferência entre empresas do mesmo grupo que tenha sede naquele país ou em caso de “nova” contratação por empresa americana.

De acordo com a lei de imigração dos EUA, solicitantes de visto, indiferente da categoria requerida, com idade entre 14 e 79 anos devem ser entrevistados por um oficial consular. Esses solicitantes também precisam disponibilizar seus dados biométricos. Para tanto, é necessário que uma entrevista seja agendada em uma representação consular. Mas atenção, existem exceções! Renovações de vistos de turismo/negócios, válidos ou vencidos há menos de 1 ano, cujos dados biométricos já foram recolhidos na solicitação deste, não necessitam de entrevista consular e portanto, a Schultz pode intermediar o pedido de visto.

Onde solicitar o visto

Atualmente, os EUA possuem 5 representações consulares no Brasil para solicitação do visto:

1. Embaixada em Brasília;

2. Consulado em São Paulo;

3. Consulado no Rio de Janeiro;

4. Consulado em Recife;

5. Consulado em Porto Alegre.

O solicitante de visto pode escolher a representação consular que melhor atende suas necessidades para agendar sua solicitação.

Com exceção ao consulado de Porto Alegre, todas as outras cidades necessitam que o agendamento seja feito em duas etapas (podem ser no mesmo dia ou não). A primeira etapa de atendimento é feita no Centro de Atendimento do Solicitante de Visto (CASV). Durante essa etapa, é coletada a biometria do solicitante, capturada a fotografia e realizada a conferência se todos os passos até então, estão corretos (formulário DS-160, agendamento, etc.). É somente depois dessa etapa que o solicitante pode comparecer no consulado para entrevista com o oficial consular, lembrando que é necessário ser feito um agendamento prévio para ambas as etapas. 

Serviços da Schultz Vistos

A Schultz Vistos, é especialista na assessoria de solicitações de vistos para os Estados Unidos. Nossos serviços de assessoria incluem:

  • Informações de procedimento e da documentação necessária para solicitação;
  • Preenchimento do formulário DS-160 no sistema da Embaixada/Consulado (de acordo com as informações do requerente, fornecidas através formulário rascunho, preenchido pelo mesmo);
  • Criação de conta no site oficial de agendamento;
  • Pagamento da taxa consular on-line;
  • Agendamento da entrevista (conforme escolhido pelo solicitante, considerando a disponibilidade de datas consulares);
  • Orientações de procedimentos e documentos que devem ser reunidos para comparecer à entrevista;
  • Informações ref. pós-entrevista (como funciona em casos de vistos concedidos, recusados, devolução do passaporte, etc.). 

Contratar uma assessoria especializada em vistos é uma segurança adicional ao solicitante do visto, uma vez que ele tem a certeza de que todos os processos serão realizados de acordo com as regras consulares. Com isso, reduzimos os riscos de recusa do visto por erros ou desconhecimento de alguma regra ou informação.Quer saber mais sobre os tipos de vistos? Clique aqui. Aproveite para entrar em contato conosco para começar a se planejar!

Comentários

Deixe um comentário!