Por que é importante ter passaporte e visto dentro da validade

A documentação necessária para uma viagem internacional deve ser uma das maiores prioridades em seu planejamento, afinal, passaporte e visto consular estão diretamente relacionados à permissão de entrada no país para onde você vai. Além disso, há inúmeros detalhes que precisam ser levados em conta, inclusive a data de validade dos documentos.

O passaporte é um documento de viagem emitido pela Polícia Federal que identifica o viajante em outros países e onde são registradas as entradas e saídas, além dos vistos e autorizações consulares. O ideal é providenciá-lo com antecedência à data da sua viagem. Ele não é renovável e, após expirar a data de seu vencimento, é necessário solicitar um novo passaporte.

A validade do passaporte é de 10 anos a partir de sua emissão. Porém, para menores de 18 anos, ela varia de acordo com a idade do menor no momento do atendimento:

  • De 0 a 01 ano incompleto: 1 ano de validade
  • De 01 a 02 anos incompletos: 2 anos de validade
  • De 02 a 03 anos incompletos: 3 anos de validade
  • De 03 a 04 anos incompletos: 4 anos de validade 
  • De 04 a 18 anos incompletos: 5 anos de validade

Para solicitar o seu passaporte, você deve comparecer ao Posto da Polícia Federal, no dia e horário agendados para que sejam tiradas suas fotos e para o registro de suas digitais. Mas, previamente, conte com a expertise da Schultz Vistos para facilitar seu dia a dia. Nós cuidamos de toda a burocracia que envolve o preenchimento de formulários, o pagamento de taxas e o agendamento de data para comparecimento no Posto Federal.

Já o visto consular é um documento emitido pela  Representação Consular de um País, desde que satisfeitas todas as exigências para tal. Serve para controlar e regularizar a entrada e saída de visitantes em seu território e funciona como uma pré-autorização de viagem. Entretanto, a entrada ou não do viajante no país será determinada pelo oficial de imigração no momento da chegada ao destino. 

São vários os tipos de vistos existentes, emitidos de acordo com o objetivo da viagem: turismo, trabalho, estudo, entre outros. A validade do visto é muito variável e dependerá do país e da categoria na qual ele for emitido. Por isso, é necessário ficar atento à validade de seu visto e ao motivo de sua viagem, evitando surpresas na véspera do embarque.

Cada país possui formas, regras e prazos distintos para emitir um visto consular e no site da Schultz Vistos você conta com muitas informações a respeito. 

Conte com a Schultz Vistos

Como vimos, o planejamento de viagem exige muito mais do que apenas pesquisas sobre passagens, hospedagens e pontos turísticos. É imprescindível organizar detalhadamente toda a documentação exigida pelo país que você pretende visitar. 

Com a rotina estressante do dia a dia, nada melhor do que contar com uma boa assessoria, capaz de lidar com toda a burocracia na organização de documentos de viagem. E a Schultz Vistos está aqui para isso, com toda a experiência dos quase 35 anos de existência. Entre em contato agora mesmo e saiba o que podemos fazer por você.

 

Comentários

Deixe um comentário!