O que fazer se você perder seu passaporte no exterior?

Perder qualquer documento é sinônimo de dor de cabeça. Mas, perder o passaporte, no exterior, pode ser ainda pior, devido ao tempo de descanso ser usado para resolver problemas. Na maioria dos países você precisará dele, o seu “amigo” passaporte, pois se perder este documento, poderá ficar impossibilitado de prosseguir a viagem.

Muitas pessoas não pensam na possibilidade de perder o passaporte durante a viagem. Mas, é importante pensar sobre o assunto. Se acontecer com você, fique calmo(a) e confira nossas dicas do que fazer nesta situação:

1 – Cópia de documentos

É recomendável carregar uma cópia autenticada do passaporte, cópia da identidade e da certidão de nascimento. Chegando no hotel, mantenha-os no cofre. Se durante a viagem ocorrer a perda do passaporte, o processo de obtenção de um novo documento pode ser mais rápido e prático.

2 – Boletim de Ocorrência (B.O.)

Perdi o passaporte. O que faço? A primeira ação, nesse caso, é procurar a delegacia mais próxima para comunicar a perda ou furto do documento.

3 – Embaixada ou Consulado

Feito o B.O., vá até a Embaixada ou Consulado do país para que saibam do ocorrido e possam dar entrada no pedido do novo documento. Lembrando que, nos fins de semana e feriados os órgãos consulares são fechados.

A taxa cobrada para emitir um passaporte no exterior é o dobro da taxa para emiti-lo no Brasil. Aqui o valor é de R$ 257,25. Além disso, o passaporte novo vem zerado, isto é, todos os vistos que você tinha no documento extraviado se perdem.

Documentos que geralmente são solicitados:

  • Boletim de ocorrência;
  • Identidade original e cópia;
  • Certidão de nascimento original e cópia;
  • Título de eleitor original;
  • Cópia autenticada das primeiras páginas do passaporte.

4 – Volta ao Brasil sem passaporte

Se o seu passaporte for perdido ou roubado no exterior a poucos dias do seu retorno ao Brasil, o Consulado emitirá a ARB (Autorização de Retorno ao Brasil). A autorização é elaborada quando o viajante está no exterior e precisa regressar ao território nacional, porém não preenche os requisitos para a obtenção de passaporte. A boa notícia é que o documento é gratuito.

Na falta de documento, como identidade, título de eleitor, entre outros, você deve comprovar a nacionalidade. Como? Por meio de duas testemunhas que atestem sua versão.

5 – Passaporte encontrado…

Os documentos perdidos ou extraviados fora do Brasil, posteriormente encontrados, são enviados pelas autoridades locais para a Embaixada ou Consulado brasileiro mais próximo. Então, esses órgãos encaminharão os documentos ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, que encaminhará o documento via correio ao viajante.

 

Vai viajar para o exterior e ainda não tirou o visto? Conte com a Schultz Vistos:

Comentários

Deixe um comentário!