Quais são os documentos necessários para entrar no Paraguai?

Você gostaria de fazer uma viagem para o Paraguai? Então, é fundamental saber quais são os documentos para Paraguai necessários para conhecer o país. Afinal, não é só porque ele está do lado do Brasil que não exige alguns documentos.

Independentemente de você querer viajar a negócios ou a passeio (importante salientar que não é possível exercer atividades remuneradas), não é necessário portar um visto. Os documentos obrigatórios para viajar ao Paraguai são RG e um passaporte brasileiro que esteja dentro do período de validade.

Ao entrar no Paraguai, as autoridades deverão dar o carimbo no passaporte a partir do momento em que você entrar no país. Caso apresente o RG, o carimbo será dado em um formulário chamado “Boleta de Entrada y Salida de Extranjeros al Pais”. 

Esse formulário deve receber um carimbo e entregue para o departamento de Imigração do Paraguai. Todos os brasileiros devem entregar os mesmos documentos, inclusive menores de idade. 

É importante saber também que ao sair do território, é necessário fazer um novo registro, seja no próprio passaporte ou então no formulário que já foi carimbado. Apenas tome muito cuidado para não perder esse documento, pois ele deve ser entregue às autoridades ao deixar o país.

Embora não seja necessário portar um visto, só é permitido permanecer no país por 90 dias. Após esse período, é obrigatório portar um visto caso você queira estender a sua estadia. 

Documentos para entrar no Paraguai com carro

Caso você decida visitar o Paraguai dirigindo o seu próprio carro, saiba que todas as informações acima também são válidas. Mas nesse caso, você precisará portar outros documentos, como:

  • CNH brasileira que esteja dentro da validade;
  • Um documento válido que comprove que o veículo é seu. Nesse caso, o documento se chama CRLC, a sigla para Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo;
  • E também será necessário portar um seguro viagem internacional, para cobrir eventuais custos com saúde.

E não basta portar os documentos. Também é importante que o veículo esteja com todas as condições adequadas para andar na estrada. E você deverá ter todos os itens de segurança obrigatórios, como triângulo, extintor, macaco, pneu, estepe, ferramentas, etc.

Documentos para Paraguai: já dá para viajar para o Paraguai? E a pandemia?

Embora essa questão esteja mais flexibilizada e os países já tenham aberto as portas para turistas, algumas regras mudaram por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Confira abaixo o que é necessário para conseguir entrar no Paraguai:

  • Primeiro, será necessário completar uma ficha de declaração de saúde. Ela deve ser preenchida 24 horas antes de você viajar para o Paraguai. Ela pode ser encontrada no site do Governo Federal;
  • Crianças com mais de 10 anos só podem entrar no país após apresentar um teste de detecção do vírus. É importante também que ele seja feito a um tempo superior a 72 horas antes da viagem. Além disso, o governo do Paraguai não aceita provas por antígenos e anticorpos;
  • É obrigatório portar um seguro saúde internacional para Covid-19 e outros possíveis problemas relacionados à saúde;
  • Quem é residente em qualquer país do Mercosul, ou então países associados, não precisa comprovar o seguro médico internacional específico para Covid-19;
  • Já quem está com a doença, não pode entrar no país em um período de 14 a 90 dias.

O que é necessário para fazer uma travessia por terra?

Caso você queira viajar para o Paraguai sem ser de carro nem avião, é necessário cumprir outros protocolos para entrar legalmente no país. Confira abaixo:

  • Caso você não seja o motorista, o responsável precisa entregar para o Controle Sanitário uma lista com todos os passageiros. Ela deve conter nome, sobrenome, telefone, cidade de origem e cidade de destino. É o caro para quem viaja de ônibus, por exemplo;
  • Também é necessário que o ônibus seja verificado pelo DINATRAN, para garantir que não há passageiros viajando de pé;
  • Todas as pessoas que estão viajando devem ser submetidas a um controle pelo próprio Controle Sanitário;
  • Ao entrar no Paraguai, todos os passageiros devem apresentar a documentação sanitária requisitada, além de um QR Code;
  • Os viajantes que não estiverem de posse de um QR Code podem usar a ficha de declaração de saúde nos postos da fronteira;
  • Há também a necessidade de passar pelo controle de migração, logo após a saída do controle de saúde;
  • Os viajantes que não tiverem os documentos sanitários necessários não podem passar pela migração, e consequentemente não poderão entrar no Paraguai.

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para poder viajar em segurança e tranquilidade para o Paraguai, que tal começar a planejar a sua próxima viagem?

Mas não se esqueça que caso seus planos sejam passar mais do que 90 dias no Paraguai, é fundamental obter o seu visto para permanecer legalmente no país. Clique aqui para saber como tirar o seu!

Comentários

Deixe um comentário!