Você piscou e as Olimpíadas de Tóquio 2020 estão aí. Saiba mais sobre a maior celebração do planeta!

0
225
Vem aí a 32ª edição da maior celebração do planeta!

As Olimpíadas unem nações, culturas e esforços — e as telinhas — do mundo todo, apesar de todas as diferenças, dificuldades e tragédias humanas. É como um grande clamor pela PAZ.

A 32ª Olimpíada, ou Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2020, acontecerá no Japão.

Os jogos acontecerão na região metropolitana de Tóquio.

O Estádio Olímpico de Tóquio ganhou uma remodelação e oferece até 80 mil lugares. Sem falar de outros 33 locais, na sua maioria dentro de um raio de 10 km da Vila Olímpica, além vários novos locais.

Principais Datas:
  • 12/03 – Início do percurso da Tocha Olímpica. O percurso grego termina no Estádio Panatenaico, em Atenas.
  • 19/03 – Segue para a Base Aérea de Matsushima, no Japão.
  • 26/03 – Revezamento da Tocha no Japão: percorrerá 857 cidades durante 121 dias, do estádio de futebol J-Village em Fukushima, até o Estádio Olímpico de Tóquio.
  • 24/07 a 09/08 – Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2020 — as Olimpíadas.

A PREPARAÇÃO

Desde 2013, quando foi feita a seleção da sede durante a 125ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, o Japão vem se preparando para os jogos. Desde 2017 foram abertas inscrições para quem queria se voluntariar na organização do evento, encerrando em 2018 com mais de 204.000 voluntários, quem vêm sendo treinados desde então. Eles compõem uma equipe que será dividida em “field cast” (que ficarão nos locais dos jogos) e “city cast” (que ficarão em pontos estratégicos pela cidade).

O TEMA

Por falar em tragédias humanas, o governo japonês certificou-se de que 98% da população participasse do evento, através do percurso da Tocha, que envolverá cerca de 90 pessoas por dia revezando-se a cada 200 metros, totalizando cerca de 10.000 pessoas no revezamento.

A Tocha passará por vários ícones, tais como as regiões de Miyagi, Iwate e Fukushima, destruídas por sismos e pelo tsunami de Tohoku em 2011. Fase essa que terá o nome de “Chama da Reconstrução”. O ponto de partida, o estádio J-Village, em Fukushima, foi o epicentro do sismo de 2011. Já na província de Iwate, a Tocha passará pela cidade de Rikuzentakata para visitar o “pinheiro milagroso”, única árvore a ficar de pé após a inundação provocada pelo sismo, e que ficou conhecido como o grande símbolo da resiliência japonesa. Visitará também o Castelo de Matsumoto, em Nagano, muito danificado pelos sismos de 2016, bem como o Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, e a cidade de Nagasaki. Passará ainda por lugares marcos da história do Japão, como a Fábrica de Seda de Tomioka, o Castelo de Himeji, a Tumba Imperial Daisenryo-Kofun em Osaka, e outros.

OS MASCOTES

Foram desenvolvidos dois super-heróis, um para os jogos olímpicos e outro para os jogos paralímpicos. O mascote dos jogos olímpicos é azul — cor japonesa da fidelidade — e chama-se Miraitowa, que junta as palavras “futuro” e “eternidade”, um personagem com forte senso de justiça e capaz de se mover instantaneamente para qualquer lugar.

O mascote dos jogos paralímpicos é cor-de-rosa — cor japonesa da primavera, juventude e saúde — e chama-se Someity, que deriva do nome da principal espécie de cerejeira, simbolizando o poder, sendo uma personagem calma, mas forte, e com poderes telecinéticos.

A ABERTURA

O Japão é famoso por utilizar a abertura dos Jogos Olímpicos para lançar novas tecnologias. Desta vez, a grande novidade será a internet 5G, através da finlandesa Nokia, com a qual o governo japonês firmou acordo. O foco será a transmissão de dados referentes ao evento. Já os drones, por motivo de segurança, foram banidos. Entre as novas tecnologias, o Japão também é famoso pela reciclagem. Desde 2017, vem angariando doações de aparelhos eletrônicos inutilizados, para extrair material para a confecção das medalhas. O design das medalhas olímpicas, de autoria de Junichi Kawanishi, já foi aprovado, e simboliza o “Big Bang”.

E por falar em Japão… Brasileiros precisam de Visto. Você sabia?

Disso, nós entendemos. São 33 anos de expertise e tradição, lidando com documentos de viagem para o Japão. Já é hora de providenciar!
Não corra riscos. Contrate a Schultz Vistos.

______________________________________________________________________

CURIOSIDADES SOBRE AS OLIMPÍADAS

Você Sabia?

Na verdade, há sempre duas olimpíadas no mesmo ano: as de Verão, que são as mais conhecidas e mundialmente celebradas, e as de Inverno. Por isso, as Olimpíadas são oficialmente chamadas de Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão, e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno. Popularmente e na mídia, geralmente levam o nome da cidade-sede dos jogos, por exemplo, Tóquio 2020.

Conheça os logotipos oficiais das Olimpíadas 2020:

O Japão e a Ásia são especialistas no assunto:
  • Esta será a segunda vez que Tóquio sedia as Olimpíadas. A primeira cidade na Ásia a sediar duas vezes. Uma em 1964, e a de 2020.
  • Esta será a quarta vez que o Japão sedia Jogos Olímpicos. Em Tóquio, os de Verão, em 1964 e 2020; e nas cidades de Sapporo e Nagano, os de Inverno, em 1972 e 1998, respectivamente.
  • Até 2022, terão sido três edições consecutivas dos Jogos Olímpicos no Extremo Oriente: Olimpíadas de Inverno de 2018 em Pyengchang, na Coreia do Sul; Olimpíadas de Verão de 2020 em Tóquio, no Japão; e Olimpíadas de Inverno de 2022 em Pequim, na China.
  • Em relação às Olimpíadas de Verão, até 2020 será a quarta edição no Extremo Oriente: 1964 em Tóquio, no Japão; 1988 em Seul, Na Coreia do Sul; 2008 em Pequim, na China; e 2020 em Tóquio, no Japão.
  • Em relação às Olimpíadas de Inverno, até 2020 será também a quarta edição no Extremo Oriente: 1972 em Sapporo, no Japão; 1998 em Nagano, no Japão; e 2018 em Pyeongchang, na Coreia do Sul. E em 2022, será em Pequim, na China.
  • Com isso, até 2020 o Extremo Oriente terá sediado oito edições das Olimpíadas, entre jogos de verão e de inverno.
Os novos Jogos Olímpicos da Juventude:

Também com edições próprias, de verão e de inverno, começaram em 2010. A próxima edição de inverno será em 2020 na cidade de Lausanne, na Suíça; e a próxima edição de verão será em 2022 na cidade de Dacar, no Senegal.

Confira os esportes que participarão das Olimpíadas 2020 ➡ Medalha, medalha, medalha! Confira os esportes participantes dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020

Confira o calendário dos jogos durante as Olimpíadas 2020 ➡ 5,4,3… Sim! 3 meses para o início das Olimpíadas de Tóquio. Veja como está o calendário de atividades!

Acompanhe as Olimpíadas ➡ Só se for agora!

DEIXE UMA RESPOSTA