Como será a Copa do Mundo de 2022?

A Copa do Mundo de 2022 será uma edição histórica. É a primeira vez que ela acontecerá no Oriente Médio, mais especificamente no Qatar. Por isso, se você é fã de futebol, pode esperar grandes mudanças para a edição da Copa do Mundo de 2022.  

Até porque, é o primeiro grande evento mundial que acontecerá no momento pós pandêmico. Sem contar que a Copa do Mundo de 2002 terá muitas diferenças em relação às outras, a começar com o fato  de que será a última Copa do Mundo onde haverá 32 equipes disputando o título mundial, já que a FIFA já anunciou que na próxima Copa de 2026 serão 48 seleções jogando nos Estados unidos, Canadá e México.

Caso você não saiba, o Qatar é um país de pequenas proporções localizado no Oriente Médio, e faz fronteira com Arábia Saudita. Se você pretende assistir aos jogos da Copa do Mundo no Qatar, é importante entender alguns pontos sobre o país, como clima, curiosidades locais, cultura do país e até mesmo como chegar lá.

Como é o clima do Qatar e como chegar até o país?

Copa do Mundo de 2022

Pode ir se preparando, porque caso você pretenda assistir aos jogos da Copa do Mundo no Qatar, saiba que o país é muito quente. É por esse motivo que a edição será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, época em que é inverno no hemisfério norte, já que os jogadores não aguentam jogar sob o sol escaldante do Qatar.

Só para você ter uma ideia, o pico do verão no Qatar pode chegar a registrar mais de 50 graus celsius, e por isso, nem os jogadores e nem você como turista aguentariam passear pelo país. Aliás, essa é outra grande diferença da Copa do Mundo da edição de 2022, já que ela sempre foi feita no meio do ano.

É interessante saber também que entre os meses de novembro e dezembro dificilmente chove no Qatar, e as temperaturas giram em torno de 21 a 32 graus. Sendo assim, a experiência para os turistas será muito mais interessante.

Porém, por mais que faça calor no Qatar, recomendamos que você leve em sua mala algumas roupas de frio, porque durante à noite as temperaturas podem cair bastante e chegar até 11 graus, mesmo durante o verão.

Já sobre o deslocamento, é importante entender também que haverá muita diferença em relação à Copa do Mundo de 2022 para a edição que foi realizada na Rússia em 2018. Isso porque o país é muito pequeno e somente cinco estádios serão sede dos jogos da Copa. Além disso, três dos estádios ficam em Doha, a capital do Qatar. 

Como a distância entre os estádios é pequena, não será necessário ficar viajando de avião de um lugar para o outro. É possível se deslocar de carro ou Uber e isso facilitará bastante o planejamento de quem for assistir pessoalmente aos jogos.

O que é necessário saber antes de chegar ao país para a Copa do Mundo de 2022?

Copa do Mundo de 2022

Como mencionado, o Qatar é um país muito pequeno, e a população total é de menos de 2,7 milhões de pessoas, ou seja, de 4 a 5 vezes menor do que a cidade de São Paulo.  Apesar do idioma oficial do Qatar ser o Islã, não se preocupe, porque caso você fale inglês poderá se comunicar muito bem pelo país.  

Além disso, o Qatar tem a maior renda per capita do mundo. Portanto, não se surpreenda ao encontrar pessoas andando com carros super luxuosos e as roupas mais caras no meio da rua. 

Outro ponto interessante que você deve saber é que o dinheiro oficial do Qatar não é o dólar, e sim o Qatari. Porém, caso você esteja viajando com euros ou com dólares, eles também serão aceitos no país. Na cotação atual, o dinheiro oficial do Qatar vale aproximadamente quatro vezes menos do que o dólar.

É bom saber também que as mulheres não são obrigadas a andar com burca na rua, como acontece na maior parte dos países cuja cultura é islâmica.

No Qatar, tanto homens quanto mulheres têm direitos iguais, inclusive, as mulheres podem jogar futebol por lá.

A má notícia é que será difícil passear em outros países perto do Qatar durante a Copa, porque existe um bloqueio aéreo no Qatar imposto por países próximos que fazem parte dos Emirados Árabes, como a Arábia Saudita, e o motivo é simples. 

Existe uma aliança feita entre o Qatar e o Irã, sendo que o Irã é um país que se opõem a diversas ideologias e à própria religião de outros países próximos. Por isso, não existem aviões que partem diretamente do Qatar. É  necessário pegar outro avião para chegar aos Emirados Árabes, e isso fez com que a Qatar Airways perdesse uma fortuna enorme no ano de 2017.

Ainda não existe a certeza se os bloqueios serão mantidos durante a Copa do Mundo de 2022, mas existe uma grande probabilidade de que isso aconteça. 

Então, gostou de saber mais sobre como será a Copa do Mundo de 2022 no Qatar? Saiba que para entrar no país, é imprescindível que você tire seu visto. Como faltam apenas cinco meses para a Copa, é importante que você providencie o seu mais rápido possível. Clique neste link e entenda como fazer o seu! 

Comentários

Deixe um comentário!