Passaporte brasileiro e suas vantagens

‘’Para algumas nacionalidades o passaporte é uma porta aberta para o mundo; para outras, uma barreira a ser enfrentada.” Autor desconhecido

Você conhece o passaporte brasileiro e suas vantagens?

Um dos assuntos mais comentados nos últimos meses foi a detenção do famoso Ronaldinho Gaúcho, ex-jogador de futebol brasileiro, por apresentar passaporte e documentos paraguaios adulterados. Mas por qual razão ele fez isso se o Paraguai isenta a apresentação de passaporte ao cidadão brasileiro, permitindo a entrada portando somente o RG? Bem, deixemos essa questão para a Justiça Paraguaia, já que o foco deste texto é mostrar as vantagens de portar um passaporte brasileiro válido.

Anualmente, o site Henley & Partners Passaport Index faz um ranking mundial demonstrando o poder do passaporte de cada nacionalidade com embasamento em informações como isenção de vistos de entrada. Tais dados são coletados em conjunto com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que possui o maior banco de dados quando se refere a esse assunto.

Atualizado em 2020 e competindo com 199 passaportes ao redor do mundo, o passaporte tupiniquim encontra-se em 19º lugar. Nossa posição no ranking tem mantido certa variação ao longo de 14 anos conforme o gráfico abaixo, mas o que isto significa?

Significa que temos facilidade de acesso a 170 destinos. Isso inclui visto na chegada (Visa on Arrival), Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) ou mesmo free visa (livre de visto). Empolgante, não é mesmo?

Em contrapartida, é necessário visto de entrada para 57 destinos, o que inclui visto estampado e visto eletrônico. Convenhamos não se tratar de um número alto, considerando o total de 227 destinos, certo?

As informações acima se referem à categoria comum do passaporte brasileiro, não englobando o diplomático ou o oficial. Tratando-se de uma visita a turismo, antes de qualquer viagem, o ideal é sempre consultar um agente de viagens ou uma empresa especializada para se certificar sobre a exigência de visto de entrada no país de destino. É aí que a Schultz Vistos entra, pois oferecemos uma assessoria especializada tanto para documentos de viagem e passaporte, quanto para vistos consulares, seja de turismo, estudo ou negócios. 

Atualmente, o passaporte brasileiro tem validade padrão de 10 anos para portadores maiores de 18 anos de idade. Portanto, mesmo que você não planeje viajar nos próximos meses, considere adiantar o seu passaporte. Vai que surge aquela viagem de última hora, né? E se ganhar uma promoção cujo prêmio é uma viagem internacional totalmente paga? Ter o passaporte já prontinho cairia bem, não é mesmo?

Outra vantagem do passaporte brasileiro é que, sendo um documento com foto, pode facilmente substituir o RG em algumas ocasiões.

E aí, pretende tirar o passaporte brasileiro? Já possui um destino em mente? Conte nos comentários! Nós da equipe Schultz Vistos estamos ansiosos para saber.

 

 

Comentários

Deixe um comentário!