O que saber sobre visto americano de estudos

Você sabe o que precisa para estudar nos Estados Unidos? Se você já se pegou fazendo esta pergunta, saiba que não é o único. Para te ajudar, de forma bem prática, nós da Schultz Vistos vamos falar um pouquinho sobre esse tema tão importante para quem deseja estudar por lá.

Quais são os tipos de vistos?

Os vistos consulares de estudantes são classificados em três categorias: F1, J1 e M1. O curso deverá ter carga horária superior a 18 horas semanais. Caso não atinja o mínimo de 18 horas semanais, o viajante poderá solicitar visto B1/B2 (Turismo e Negócios) para estudos de no máximo 90 dias.

Confira as diferenças entre as categorias:

Visto F1

O visto F1 deve ser solicitado para quem pretende fazer faculdade, ensino fundamental, médio ou até mesmo estudar inglês, nos Estados Unidos. 

Visto M1

Já esta categoria é para quem pretende participar de um programa cultural ou ensino aprovado pela imigração americana. Portanto, o M1 é destinado para realizar uma função pré-combinada, um treinamento ou uma pesquisa em programa aprovado oficialmente e patrocinado por uma instituição de ensino ou qualquer outra instituição sem fins lucrativos.

Este visto será aplicado para quem já foi aceito em programas de estudos e que vão estudar em instituição profissional ou não acadêmica, como colégios vocacionais e community colleges. 

O importante é lembrar que ele não é válido para quem deseja cursar uma universidade nos Estados Unidos, somente para cursos vocacionais. É sempre bom procurar uma instituição de ensino e se informar se é necessário aplicar o visto de estudante americano M1 ou não para o curso escolhido. Quem pretende realizar um curso vocacional, já sabe, deverá solicitar o visto com a categoria M1. 

Visto J1

O visto J1 é para estudantes que já foram aceitos em programas de intercâmbio nos Estados Unidos, de acordo com a lei de imigração do país. Esse visto deverá ser solicitado para quem pretende realizar programas de High School públicos e bolsistas do Programa Fulbright e Au pair. Se a sua solicitação se enquadra nesse perfil, o J1 deve ser o visto solicitado.

Quem solicitar o visto de Estudos deverá se certificar de que a instituição que escolheu é reconhecida e segura. Mas como identificar isso?

Como saber se a escola que está contratando é segura

Ao contratar uma agência de intercâmbio ou fazer o planejamento sozinho, é necessário questionar se a escola emite o “Certificado de Elegibilidade” e se registrará o aluno no Sistema de Informações de Visitantes e Estudantes de Intercâmbio (SEVIS), emitindo documentos chamados I-20 ou DS2019, que são petições emitidas para cada estudante.

Após possuir esses documentos emitidos e já tendo fechado com uma escola, você estará apto a seguir com a entrada na solicitação do visto, por meio do Consulado Americano no Brasil, ou procurar uma assessoria, para ajudar com todo o seu processo.

Vale ressaltar que, ao procurar uma assessoria, você deve se certificar também se a empresa é qualificada neste assunto, para que possa te dar o suporte e te orientar, esclarecendo as dúvidas, da melhor forma. Isso evita que você corra qualquer tipo de risco na sua solicitação.

O que é como consigo os documentos I-20 e DS2019?

Algumas dúvidas sempre vão surgir no processo. Assim que forem emitidos, esses documentos serão enviados por meio da escola escolhida. Mas, como saber qual é a categoria do visto que deverá ser aplicado? Nessa documentação, é possível encontrar o número da SEVIS e o tipo de visto – se é F1, M1 ou J1.

É importante ressaltar que, para fazer a solicitação de vistos de estudos, será necessário efetuar o pagamento da Taxa Sevis, que é uma taxa obrigatória.

O que é Taxa Sevis e para que serve? 

SEVIS significa Student and Exchange Visitor Information System. Portanto, trata-se de um sistema de registro e controle de todos os estudantes e intercambistas que viajam aos Estados Unidos.

Taxa SEVIS deve ser paga pelo solicitante do visto, ou seja, por quem vai realizar algum programa de intercâmbio ou curso nos Estados Unidos. Ela é complementar à taxa de visto.

Qual é o valor desta Taxa e como efetuar o pagamento?

A taxa adicional para quem solicitará visto de Estudos varia de acordo com a categoria do visto solicitado, entre US$35,00 e US$350,00 (valores sujeito a alteração sem prévio aviso). Portanto, você precisa questionar a instituição se essa taxa estará incluída, quando contratar o curso. Caso ela não esteja, o pagamento deverá ser realizado diretamente no site www.fmjfee.com, com antecedência mínima de 48 horas da entrevista para entrada no pedido de visto, no CASV/CONSULADO.

Durante a entrevista, o Oficial Consular acessará o Sistema e fará a conferência do pagamento da taxa. Se não estiver paga ou caso não tenha ainda sido processada, você poderá ter problemas na solicitação do visto. Por isso, é importante efetuar o pagamento com a máxima antecedência possível, da entrevista. Caso esteja realizando o seu processo com a ajuda de uma assessoria, não se preocupe, pois seus consultores vão te instruir sobre como efetuar o pagamento e a importância deste documento.

O meu visto será emitido por quanto tempo?

Ao ser aprovado, o visto será emitido com período de entrada determinado pelo Oficial Consular. Normalmente, é o mesmo período do curso/programa.
Uma dica importante é que só será aceito o pedido de visto para acompanhantes/dependentes mediante a apresentação da certidão de casamento e certidão de nascimentos dos filhos. Portanto, não será aceito contrato de união estável e nem solicitação para enteados quando o requerente principal não for pai ou mãe biológica do solicitante. Aliás, este será o próximo assunto em nosso blog. Nós abordaremos o visto de Estudos para acompanhantes, cônjuges e filhos)

Quando posso Solicitar o Visto de Estudos?

Os vistos de Estudante F1, M1 e J1 podem ser solicitados com antecedência de 90 dias do programa. Essa data estará estabelecida no formulário I-20 (para vistos F ou M) ou DS-2019 (para vistos J). Outra informação importante, quando fizer seus planos de viagem aos Estados Unidos é que um portador de visto de estudos, só pode viajar aos Estados Unidos no máximo com 30 dias de antecedência do início do curso. Por exemplo: se o início de seu programa for 2 de maio de 2021, você só poderá viajar para os EUA a partir de 3 de abril de 2021. Cumpre ressaltar que esta regra não é válida para menores.

Quanto tempo posso permanecer no EUA?

Uma vez aprovada a sua entrada no país pela imigração, ela também informará o tempo de sua permanência, de acordo com a sua petição apresentada ao Oficial da Imigração. Os viajantes não podem ultrapassar o período máximo de permanência, sob pena de multas, repatriação ou até mesmo de não aprovação de viagens futuras. Portanto, é fundamental verificar qual tempo de permanência foi concedido e nunca exceder o período concedido.

Validade do visto, não é o mesmo que estadia no destino. Alguns países inserem essa informação de permanência máxima no visto. Porém, é o oficial de imigração quem determina o prazo máximo da viagem, no momento da chegada.

Uma coisa bem interessante é que, de acordo com o site da embaixada, o Brasil é o 9º país  do mundo a enviar mais estudantes para os Estados Unidos. Lembre-se de seguir as regras e as normas de acordo com as Leis Americanas, para que nosso índice cresça cada vez mais.

Se você tem a intenção de realizar um curso nos EUA, o ideal é verificar todas as regras já mencionadas acima. Confira se o tipo de visto que se enquadra na sua solicitação e, claro, procure sempre uma boa escola, que seja reconhecida. Assim, você evita qualquer tipo de transtorno, tanto na hora de solicitar o visto quanto na realização da sua viagem.

Para mais detalhes, fale com a Schultz Vistos. Nós oferecemos a melhor assessoria, com credibilidade e praticidade na realização de sonhos.

Comentários

Deixe um comentário!